•♥Fotos e Curiosidades♥• 
Aug
20

vitaminac2_18310715270843.jpg

A vitamina C estimula o sistema imunológico e parece promover uma maior resistência às infecções; porém nada foi comprovado e não podemos dizer que o fato de um indivíduo consumir por dia a dose recomendada desta vitamina impedirá que ele fique resfriado!

Como prevenção ou mesmo depois que o resfriado se instala não adiantará nada consumir doses elevadas desta vitamina!

A queda do sistema imunológico ocorre por diversos fatores.

Um indivíduo que se alimenta bem, de forma equilibrada, com uma alimentação colorida e nutritiva, ou seja, rica em alimentos integrais, vitaminas, minerais e fibras e pobre em açúcar refinado, sódio, conservantes e gorduras do tipo saturada e trans; sem dúvida possui um sistema imunológico mais fortalecido quando comparado a um indivíduo estressado, fumante, que consome muitos alimentos industrializados ricos em calorias, sódio, açúcar e gordura.

O ideal na prevenção do resfriado é ter hábitos saudáveis para fortalecer o sistema imunológico. Fazer atividade física, dormir bem e ter o hábito diário de consumir alimentos nutritivos, ricos em vitaminas e minerais variados, ou seja, incluir pelo menos 2 tipos de hortaliças cruas e pelo menos 1 vegetal cozido nas principais refeições, de 2 a 4 frutas ao dia. Além disso, evitar o excesso no consumo de alimentos enlatados que são ricos em sódio, açúcar refinado e alimentos gordurosos (manteiga, bolachas recheadas, salsicha, maionese, frios, lingüiça, salgadinhos, preparações empanadas e como molhos a base de queijo, etc), que além de não fortalecer o sistema imune, contribuem para o aumento de peso.

Portanto seguir uma alimentação balanceada e rica em frutas e hortaliças é a melhor (e mais barata) forma de obtermos os benefícios não só da “famosa” vitamina, mas também, de outros nutrientes tão importantes para a manutenção de nossa saúde.

A ingestão diária recomendada de vitamina C varia de acordo com a idade e sexo. Gestantes e lactantes necessitam ingerir quantidades superiores. Fumo, aspirina, contraceptivos orais e estresse podem aumentar as necessidades desta vitamina.

Por ser uma substância hidrossolúvel (solúvel em água), o excesso é excretado através da urina.

A vitamina C é facilmente degradada através do cozimento, da exposição à luz e ao ar e devido a períodos prolongados de estoque e transporte. Sendo assim, quantidades seguras desta vitamina só são obtidas através da ingestão de alimentos pouco cozidos ou, preferencialmente, crus. Dessa maneira, quando for cozinhar os alimentos, prepare-os no menor tempo possível, para que não sejam oxidados; utilize pouca água e sirva logo após o preparo. Portanto, guardar suco de frutas por muito tempo na geladeira não preserva a quantidade inicial da vitamina C.

Os alimentos mais ricos nesta vitamina são as frutas cítricas e os vegetais de folhas verdes: laranja, limão, acerola, abacaxi, tomate, morango, melão, caju, repolho roxo, pimentão, brócolis, salsa, couve de Bruxelas, cebolinha, agrião, entre outros.



No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.