•♥Fotos e Curiosidades♥• 
Jun
05
By: Pink | Discussion (3)

 

O que é o Espirro?!?
Todo ser humano espirra! Alguém já parou pra pensar como isso acontece?? A explicação é bem simples… *;)
Espirro é uma expulsão violenta do ar pulmonar pelo nariz e pela boca, que vem como resposta a uma irritação que atinge as mucosas do nariz. É, portanto, um ato reflexo. Comum entre os mamíferos, atinge também outras espécies, como as aves.


Por que se espirra?
Espirramos geralmente para nos livrar de qualquer agente incômodo, poeira ou cheiro, por exemplo, que penetra em nosso nariz. Esse reflexo de proteção é importante também para filtrar o ar que inspiramos.
Qual o seu mecanismo?
Quando uma substância irritante entra no nariz, ocorre estimulação das fibras sensitivas localizadas na região e que fazem parte do nervo trigêmeo. Esse nervo transmite os impulsos nervosos até o sistema nervoso contral, que, por sua vez, envia ordens aos centros respiratórios para que o organismo se livre do agressor. Imediatamente, o espirro se inicia com uma inspiração profunda, seguida de contração súbita dos músculos expiratórios. Devido a essa contração, há aumento da pressão no abdômem e no tórax. O ar, então, é expulso do pulmão com força mutio maior do que na expiração comum.
Faz mal segurar o espirro?
O melhor é não arriscar. Isso pode provocar aumento súbito de pressão em determinadas áreas interligadas à região do nariz, como ouvido médio, ou seios da face, levando até ao rompimento do tímpano. Por motivos psicológicos ou sociais as pessoas tendem a segurar o espirro. Em geral, foram condicionadas a achar que espirrar em público é um ato deselegante. Um aperto forte no nariz, na maioria das vezes, interrompe os impulsos nervosos que desencadeiam o espirro.

Eu adoro espirrar, e tenho mania as vezes de prender o espirro…
hehe
espirro1.jpg