•♥Fotos e Curiosidades♥• 
Aug
20
By: Pink | Discussion (0)

gordura-trans_13107105815343.jpg

Talvez você já tenha ouvido falar na gordura trans, que aparece no rótulo dos alimentos como gordura vegetal hidrogenada. Ela é uma grande inimiga da saúde e está entre as vilãs.

A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para converter gorduras líquidas (óleos vegetais) em sólidas; elaborada para aumentar o gosto e vida útil (validade) do produto. Ela deixa tudo crocante porque solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma casquinha.

Estudos mostram que a gordura trans é pior que a gordura saturada (de origem animal) do ponto de vista cardiovascular. A gordura trans aumenta os níveis de LDL e também diminui os índices do HDL (bom colesterol). Ela “plastifica” os vasos levando a infartos e derrames. Relacionada também ao diabetes, obesidade e aumento de triglicérides.

Onde mora o perigo? Desconfie dos alimentos sequinhos, aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. Os alimentos hidrogenados não se resumem a frituras. Biscoitos (principalmente os recheados e wafers), tortas e bolos prontos e semi-prontos, pães (principalmente os doces), batata-frita (tanto as de pacote como as de fast-food), pipoca de microondas, requeijão cremoso, sorvetes (inclusive os light), chocolate (principalmente os dietéticos), achocolatados prontos, macarrão de preparo rápido, margarinas, salgadinhos e temperos prontos em tablete ou pó, só para citar alguns exemplos, fazem parte da grande lista. Alimentos comumente ingeridos por adultos, idosos e crianças.

Trata-se de uma inimiga oculta. A indústria de alimentos está empenhada em achar um substituto mais saudável, como o óleo de palma, que, apesar de saturado, é menos prejudicial à saúde.

Atualmente, a legislação obriga a todos fabricantes de alimentos que informem na tabela de composição nutricional a quantidade de gordura trans presente. Portanto, fique de olhos no rótulo, se tiver mais de 2g de trans por porção, não compre! Quando no lugar de um valor específico tiver asteriscos (***), significa que a quantidade de trans é pequena (menor que 2g por porção), mas existe! O consumo de vários alimentos com um pouquinho dessa gordura pode fazer com que você ultrapasse facilmente a porção de 2 gramas – limite diário estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para um adulto.
Lembre-se, tem gordura hidrogenada, tem gordura trans!